Silverlight

22 10 2007

Microsoft Silverlight

Light Up the Web – este é, muito provavelmente, o slogan que pode vir a aparecer em todas as páginas WEB no futuro.

Microsoft Silverlight é a mais recente tecnologia para browsers da nova geração. Desenvolvido para competir directamente com o todo-poderoso Flash, da Adobe, Silverlight oferece uma nova experiência para aplicações interactivas na Internet.

Através deste plugin é possível visualizar animações, vídeos e poderosas aplicações produzidos nesta plataforma, tornando-se indispensável para visualização de websites, assim como é o Flash actualmente.

Também para os developers existem boas notícias, visto que esta tecnologia, à semelhança do que acontece com o ASP.NET, suporta diversas linguagens de programação, incluindo AJAX, C#, Python, Ruby e Visual Basic.

O maior destaque vai para o streaming de vídeo, que utiliza o codec VC-1, permitindo trabalhar com resoluções Full HD (1080p)

Embora ainda esteja num estado de desenvolvimento, já é possível usar este plugin em vários browsers e plataformas. Já existem também sites a usar esta tecnologia entre os quais: 20th Century Fox, World Wrestling Entertainment e Halo 3.

Para concluir, é de notar que neste momento o Flash Player está instalado em 98% dos computadores do mundo e que a Microsoft tem uma arma que promete tornar obsoleta esta tecnologia mas, um pequeno erro de Marketing pode ser fatal… (à semelhança do que aconteceu com o Zune)

Nuno Santos


Ações

Information

2 responses

4 11 2007
Ricardo Sousa

Já tinha experimentado a versão beta do Silverlight e fiquei decepcionado, não vi nada de especial que podesse competir com o Flash =)

Até porque actualmente já existem bibliotecas 3d para o flash, e o próximo flash vai incorporar, entre muitas outras funções, suporte para código C/C++ (onde a título de exemplo foi executado o quake 1 dentro de um ficheiro swf), desenvolvimento de OS para telemóveis totalmente em flash (o que permite costumizar livremente os dispositivos) e alguns efeitos 3D (que permitem simulação de três dimensões sem ter de se recorrer a qualquer código…)

O codec de vídeo VC1 é o único aspecto positivo e interessante no Silverlight, relativamente ao Flash… De resto bem podem tentar, que vão acabar por desesperar face às inovações e capacidades do Adobe Flash! =]

Ricardo Sousa

Abraço😉 []

4 11 2007
pmagalhaes

Nisso tens razão. Mas nós, nas próximas semanas vamos ter detalhes sobre workshops incidindo no silverlight e vamos colocar aqui. Mantém-te atento porque é capaz de ser interessante e o melhor é que podes ir a um centro creditado mais perto de ti, não tendo que ir ao Tagus Parque para assistir.

Abraço

Pedro Magalhães

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: